Usina dos Atos

Papo Cultural

Papeadores

banner-papo-1.png
Papeadores

Papeadores

Área destinada para publicação de conteúdos de papeadores convidados, ou seja, artistas e escritores que esporadicamente publicarão nesta página.

 

 

 


12/05/16 - Gen Pés Descalços

Gen Pés Descalços

Gen Pés Descalços (Hadoshi No Gen, em japonês) é uma série de mangás criada por Keiji Nakazawa (1939-2012) Inicialmente publicada na Shonen Jump, revista semanal de história em quadrinhos japonesa, entre 1972 e 1973, trata-se da história do pequeno Gen e sua família, vítimas da bomba atômica, proporcionando um emocionante relato sobre o Japão durante e depois da Segunda Guerra Mundial. Nakazawa tinha apenas seis anos quando a primeira bomba lançada pelos norte-americanos devastou sua cidade natal Hiroshima. O mangá é baseado em suas experiências, uma história semi-autobiográfica.

O autor, pacifista, não poupa críticas ao imperialismo japonês, ao preconceito do povo nipônico om os vizinhos coreanos e à forma como a sociedade trata os sobreviventes da bomba. Estes considerados como monstros, devido às marcas no corpo (produzidas pelos efeitos da bomba). Abandonados pelos governos japonês e norte-americano, este último também foi criticado pela forma como se aproveitou da população, inclusive em testes médicos para saber os danos da bomba, mas sem o propósito de achar uma cura para os efeitos colaterais.

A primeira série lançada no Brasil foi em 1999 pela Editora Conrad, dividida em quatro volumes traduzidos direto do inglês. Em 2011, a editora decidiu republicar a série, mas em seus dez volumes originais, diretamente do japonês, cujo lançamento do último livro acontecerá em breve.

Na década de 80, o mangá foi adaptado em dois filmes, produzidos pelo estúdio Madhouse. Recentemente, a Versátil Home Video lançou os dois filmes em um único DVD, uma edição especial sendo comercializada com exclusividade pela Livraria Cultura.

 

Alice Labarca.


Aviso! Nenhuma foto foi adicionada!
Aviso! Nenhum vídeo foi adicionado!


 Voltar