Oficinas - Usina dos Atos 

Usina dos Atos

Nossas Ações

Projeto 1ª CENA

banner-acoes-1.png

Oficinas

O Projeto 1ª CENA conta com oficinas Técnicas de Teatro, Produção e Dramaturgia e oficinas socioculturais, de Comunicação e Repertório e Cidadania e Política. Ao acessar todas as oficinas, o jovem estará preparado para desenvolver projetos culturais com temáticas relevantes, exercitando sua critividade e a prática da técnica. Ao longo de um (1) ano, o educando desenvolve o pensamento crítico e a capacidade de articulação política e cultural, de modo a criar conexão entre ele, o meio onde vivem e o mundo.

Além das oficinas, os participantes acessam atividades complementares, como o Conexão 1ª CENA, as Saídas Programadas e os Exercícios Coletivos Interdisciplinares, que contribuem para ampliar seu repertório cultural diante de outras perspectivas e experiências.

Dias e Horários das Oficinas:

Sábados: Das 14h às 18h30

Domingos: Das 14h às 18h30

Obs.: É importante ressaltar que são os dois dias de aula. O aluno/participante que passar no processo seletivo deve comparecer tanto no sábado, quanto no domingo, respeitando os limites de falta.

 

Opções de Local:

CEU Cidade Dutra (Zona Sul) 

CEU Inácio Monteiro (Zona Leste)

 

Período:

A previsão é que a 6ª turma inicie suas atividas em novembro/2017.

 

Clique nas oficinas abaixo e saiba mais:


  • Teatro [Oficina Técnica]Abrir/Fechar
    Teatro

    Desenvolve habilidades corporais, vocais, noções de como se portar e interagir em cena, além de como lidar com seu corpo e sua voz para valorizar as ações dos personagens que interpreta. São trabalhados jogos teatrais, exercícios de improvisação, termos técnicos e teorias das artes cênicas, proporcionando formação abrangente.

  • Produção e Dramaturgia [Oficina Técnica]Abrir/Fechar
    Produção e Dramaturgia

    Desenvolve habilidades de produção para que o participante atue nos bastidores de um espetáculo, envolvido desde a pré-produção, com orçamentos, pesquisas, montagem de projetos, cronograma, fornecedores e seleção de elenco, passando pela produção, que inclui a estreia, todas as apresentações, público, ingressos, até a desprodução ou desmontagem.

  • Comunicação e Repertório [Oficina Sociocultural]Abrir/Fechar
    Comunicação e Repertório

    Trabalha a comunicação oral, escrita e visual, aplicadas tanto na vida pessoal, como na profissional. Estudo e análise das diferentes, expressões artísticas existentes por intermédio de seus movimentos, artistas, autores, escritores, intérpretes e importantes nomes da história do teatro, artes plásticas, cinema, televisão, música, entre outras manifestações. 

    Objetivo:
    Argumentação, debates e defesa da própria opinião com bases significantes, são ferramentas a serem trabalhadas no processo. Com referência direta ao tema central, proposto pelo projeto, as atividades e dinâmicas visam despertar a reflexão sobre a forma como cada jovem se relaciona com o mundo. Capacitá-lo para ampliar seu repertório e universo cultural, estimulando a criatividade e a busca pelo conhecimento em fontes diversificadas.

     

  • Cidadania e Política [Oficina Sociocultural]Abrir/Fechar
    Cidadania e Política

    Esta oficina objetiva a construção do pensamento crítico e reflexivo, a desconstrução de conceitos prontos, tendo por base estudos e análises de históricas, culturais e políticas, contribuindo para a formação de jovens ativos e participativos socialmente, além de futuros artistas que farão da arte um instrumento crítico e construtivo nas transformações sociais.

    Esta oficina objetiva a construção do pensamento crítico e reflexivo, e a desconstrução de conceitos prontos, a partir de estudos e análises históricos, culturais e políticos, contribuindo com a formação de jovens ativos e participativos socialmente, e futuro artistas que farão da arte um instrumento crítico e construtivo nas transformações sociais.